OpenBoleto – Para o mundo!

Em 2013, tive a oportunidade de poder trabalhar em um projeto open-source e liberá-lo ao mundo. Dentre tantas coisas que aprendi tecnicamente com a comunidade, o que certamente ficou em evidência foi o quanto a força de um projeto pode ser maior do que as diferenças de opiniões entre as pessoas. E é sobre este tema que desejo tratar neste post.

O OpenBoleto fez recentemente 5 anos. E não teve nenhuma festa, em vez disso, passou-se despercebido. Apesar da idade, o projeto está há um tempo parado. Isso pois eu não sou mais usuário ativo do código e não trabalho mais com PHP. Seria injusto então, da minha parte, manter controle sobre o projeto.

Em novembro de 2017, eu fiz um call for maintainers com o intuito de buscar membros da comunidade mais engajados e que pudessem dar continuidade ao trabalho. Para minha surpresa, poucas pessoas demonstraram interessem em continuar, o que não é uma coisa ruim, mas inesperada.

Desde então venho pensando em como fazer essa transição de forma oficial, a fim de evitar confusões e facilitar contribuições para novos membros. O trabalho é de selecionar pessoas capazes de tocar o projeto e manter o mesmo nível de qualidade e comprometimento quando foi criado.

Hoje me considero um péssimo mantenedor por ainda não ter tomado as devidas ações para continuidade do OpenBoleto. Mas chega de tanta procrastinação e mal cuidado.

À partir de hoje, o projeto será mantido por um núcleo de pessoas capazes de levar o projeto a outro patamar, a fim de evitar os forks e unir esforços em torno do mesmo objetivo. Este time fará parte de uma organização no GitHub que tomará conta do desenvolvimento e quaisquer assuntos relacionados ao projeto.

Por algum momento, estarei como membro desta equipe para ajudar na organização, mas dificilmente atuarei no desenvolvimento novamente.

Gostaria de agradecer a todos os contribuidores do projeto, que direta ou indiretamente ajudaram a fazer o projeto, em especial ao @fredroo pela paciência durante os últimos tempos.

Nova URL do projeto: https://github.com/openboleto/openboleto.